O Instituto

Nossa história

O IDCC – Instituto de Direito Constitucional e Cidadania foi projetado e idealizado pelo Prof. Dr. Zulmar Fachin no segundo semestre do ano de 1999 e fundado em janeiro de 2005.

Consubstancia-se em instituição com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com caráter científico, educacional e cultural. Com sede em Londrina, no Estado do Paraná, encontra-se preocupado e comprometido com a construção de um Direito Estado Constitucional democrático, humanista e desenvolvido na perspectiva da concretização da cidadania.

Desse modo, desde o princípio de suas atividades, o IDCC está comprometido com o princípio da dignidade da pessoa humana, a principiologia constitucionais e os direitos humanos fundamentais e tem por objeto central o estudo do Direito em geral, do Direito Constitucional em particular e da Cidadania.

 

Os objetivos institucionais do IDCC são:

Elaborar e desenvolver projetos de pesquisa sobre temas ligados ao Direito Constitucional e à Cidadania;

Promover estudos, congressos, palestras, conferências, eventos culturais e cursos de atualização, extensão e pós-graduação relacionados com o seu objeto;

Apoiar eventos culturais localizados em diversos campos do conhecimento humano;

Incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa por estudiosos do Direito Constitucional e da Cidadania;

Promover, quando possível, intercâmbio cultural com instituições nacionais e internacionais dedicadas à educação (pesquisa, ensino e extensão); e

Viabilizar a publicação de estudos e pesquisas feitos no âmbito do Instituto.

Nessa perspectiva, o IDCC realiza cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, projetos de pesquisa, cursos de extensão, congressos nacionais, dentre outras atividades.​

Diretoria executiva

Presidente: Prof. Dr. Zulmar Fachin

Doutor em Direito Constitucional (UFPR). Mestre em Direito das Relações Sociais (UEL). Mestre em Ciência Política (UEL). Licenciado em Letras (Unicesumar). Professor na Universidade Estadual de Londrina e no Programa de Mestrado e Doutorado da Unicesumar. Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em “Direito, Sociedade e Tecnologias” da Escola de Direito das Faculdades Londrina. Membro eleito da Academia Paranaense de Letras Jurídicas. Advogado.

Vice-Presidente Executivo: Prof. Me. Rodolfo Ciciliato

Vice-Presidente e Co-Coordenador da Pós-Graduação e do Grupo de Pesquisa em Direito Aplicado ao Agronegócio do IDCC. Pesquisador do Grupo de Estudos Avançados em Direito Agrário da Fundação Arcadas da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – GEAGRO/USP. Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina/PR. Pós-Graduado em Direito Constitucional Contemporâneo pelo Instituto de Direito Constitucional e Cidadania. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Advogado. Membro das Comissões de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB/Londrina e OAB/PR.

Coordenadora Acadêmica: Profa. Dra. Jéssica Fachin

Coordenadora Acadêmica do IDCC. Doutora em Direito Constitucional (PUCSP). Mestre em Ciência Jurídica (UENP). Especialista em Direito Constitucional Contemporâneo (IDCC) e em Direito Processual Civil (IDCC). Licenciada em Letras e Bacharela em Direito. Professora no Programa de Mestrado Profissional em “Direito, Sociedade e Tecnologias” da Escola de Direito das Faculdades Londrina. Advogada.